10 Passos que você precisa saber para renovar ou contratar um plano de saúde corporativo.

A 360 Benefícios inovou na forma como as empresas contratam benefícios e como entregam aos seus colaboradores.

Hoje queremos compartilhar contigo:

DESCUBRA 10 ESTRATÉGIAS PARA CONDUZIR A RENOVAÇÃO DO PLANO DE SAÚDE CORPORATIVO

1 – FORNECER DADOS

Dados básicos

Para realizar a contratação ou até mesmo uma cotação de algum Plano de Saúde, é necessário fornecer dados como, quantidade de funcionários, faixa etária, gênero, estado civil, data de nascimento, afastados e CID, e relatar casos de doença crônica.

Dados de localização

Onde estão os seus colaboradores e dependentes? Esta informação é imprescindível para definir qual será a abrangência ideal para atendê-los.

Abrangência Nacional x Abrangência Regional

Escolher o tipo de abrangência do plano de saúde é fundamental.

A abrangência nacional é uma boa escolha para colaboradores que viajam a negócios, pois terão acesso a hospitais do plano contratado em todo território nacional.

A abrangência regional só permite a utilização na região que foi contratado o plano de saúde.

Dados de utilização: 

Se a sua empresa tem mais de 100 vidas no contrato você deve ter o relatório de sinistralidade ou utilização do plano.

2 – MINHA SINISTRALIDADE ESTÁ ALTA OU TENHO PESSOAS COM PROBLEMAS GRAVES DE SAÚDE NO MEU CONTRATO, SERÁ QUE VALE A PENA ?

Conte com uma corretora que possui um médico na equipe interna para que seja possível analisar os casos em andamento para que esta informação seja repassada de uma forma qualificada, termos médicos, para a seguradora não agravar o seu custo.

3 – POLÍTICAS DE BENEFÍCIOS:

Tipos de planos:

Compulsório – Aqui a empresa é obrigada a incluir todos os seus colaboradores no plano de saúde. Com exceção de funcionários que já tenham plano de saúde individual.

Opcional / Livre Adesão – Quando o colaborador escolhe se irá participar ou não do plano.

4 – COPARTICIPAÇÃO OU FRANQUIAS

Seu contrato atual possui co-participação ou não?

Na Coparticipação, tipo que é bastante adotado pelas empresas, a companhia arca com a mensalidade do plano de saúde, e o colaborador paga um percentual de acordo com a  utilização do plano médico, sendo descontado na folha de pagamento.

Coparticipação é uma ótima forma de reduzir a sinistralidade, pois o colaborador faz o uso do plano de saúde de forma mais consciente tendo que arcar com uma pequena parte do custo. 

5 – REEMBOLSO

Caso o funcionário faça algum procedimento fora da rede credenciada do seu plano de saúde, ele pode solicitar reembolso para a seguradora. Quais são os valores limite de reembolso do seu plano atual? De acordo com o perfil dos colaboradores estes limites poderão ser um grande diferencial na utilização do plano.

Obs: nem todas as operadoras trabalham com reembolso.

6 – COBERTURAS ADICIONAIS

A cobertura dos planos é definida pelo rol de procedimentos da ANS, no entanto é possível negociar a inclusão de coberturas adicionais ao seu contrato empresarial.

7 – COM QUEM QUEM COMPRAR/COTAR ?

QUEM SERÁ O SEU PORTA VOZ JUNTO AO MERCADO?

As operadoras e seguradoras apreciam a transparência nas negociações, convidar 10 corretores para te representar não é uma boa estratégia. 

Entenda que as corretas são apenas intermediadoras e que a proposta de custos final sempre será das seguradoras ou operadoras, portanto ao invés de gerar uma “concorrência”, muitas vezes o que ocorre é um bloqueio por parte das seguradoras em negociar algo específico, por que não se sabe quem “realmente” é o representante dos interesses da sua empresa. Neste caso 1 é pouco, 2 é bom e 3 já é demais, provavelmente os dados da sua empresa vão virar spam nas áreas técnicas das seguradoras.

COMPARAR SÓ O PREÇO É UM ERRO – De que adianta um ótimo preço hoje se daqui a 12 meses o seu contrato será reajustado? Um plano de saúde deve ser pensado em médio e longo prazo. Considerando não só o valor da mensalidade, mas também: 

  • as condições de avaliação de sinistro
  • o custo assistencial de cada seguradora
  • histórico de reajuste de cada carteira

8 – EU JÁ TENHO UM CORRETOR. PORQUE DEVO SOLICITAR PROPOSTAS A OUTROS ?

Especialização

Porque existem corretores não especialistas. Você não faria uma cirurgia cardíaca com um médico clínico geral. Da mesma forma precisa de um corretor especialista para te mostrar os melhores caminhos para reduzir seus custos com convênio médico.

Serviços agregados

Verifique quais são os serviços que serão prestados pelas corretoras e escolha a corretora que melhor atenderá ao departamento de RH e também aos colaboradores. Definindo a corretora, concretize a negociação com as seguradoras e operadoras de sua preferência.

  • Suporte na migração dos contratos
  • Suporte ao RH
  • Gestão operacional
  • Gestão de saúde
  • Plataformas digitais

9 – ECONOMIA COM QUALIDADE VOCÊ SÓ CONSEGUE COM QUEM TEM EXPERIÊNCIA NO MERCADO.

A 360 benefícios é uma corretora especialista na contratação de benefícios corporativos, o CEO da empresa, Danilo Lima, tem mais de 17 anos de experiência, ajudando centenas de pessoas e empresas (como Carrefour, Mc Donalds, Kopenhagem, Fretadão) a reduzirem de 20% a 50% de custos na contratação de planos de saúde sem perder qualidade nos serviços prestados.

10 – O QUE O TRABALHO DA 360 BENEFÍCIOS TEM DE DIFERENTE DOS OUTROS ?

Algo que todos nós consumidores buscamos: agilidade acima da média, tecnologia, transparência e conhecimento diferenciado no mercado de saúde.

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